Porque esse amor pelo futebol?

O que faz um gramado, com 22 pessoas (Sim, achou que eu ia colocar 22 jogadorEs né? Não =D), ou dez, ou 6, ou apenas duas naquela pista com dois chinelos se passando por traves, mexer tanto com nossos sentimentos e bater forte o coração ao simples soar de um apito?

Podemos elencar muitas variáveis de resposta para essa pergunta. Mas o que nos leva realmente a reflexão, e a buscar um denominador comum, é tentar explicar a quem não entende, o que faz um esporte ser amado em todos os continentes, e unir tantas crenças, posições políticas diferentes e promover a paz, e que por noventa minutos as diferenças se apaguem e todos queiram um mesmo propósito?

Foto:http:Crédito

O futebol, dá a sensação de poder. Poder de argumentação, poder de opinião, Posse. Sim, ter um time para torcer, dá oportunidade a quem provavelmente não tem uma vida luxuosa com carros importados, mansões milionárias de usar toda vontade de chamar de "seu" em algo, em um time de futebol. A máxima de que o maior patrimônio de um clube é a sua torcida, é levado a sério, pessoas que transformam o clube de futebol em sua razão de vida, fazem tatuagens, discutem, buscam informações a todo custo de jogadores, sabem quem são, quem foram, onde jogaram, o que fizeram em clubes anteriores, UFA, são muitas coisas. Receber a informação de alguém que aquela instituição milionária, as vezes centenária, que representa um clube é sua, já nos dá uma grande pista do porque o amor a esse esporte tão conhecido.

                                                                    Foto: Crédito
                                             
Mas o futebol não se restringe aos menos favorecidos, o futebol é o esporte mais democrático do mundo, e pessoas com alto poder aquisitivo também amam esse esporte, por diversas razões, mas não como no caso anterior, pois muitas dessas pessoas já tem essas experiências de "poder" no seu cotidiano, então por que amar esse esporte?

As experiências do futebol, não passam só por poder, as emoções estão contidas nele. Amor e ódio, são sentimentos que podem ser ativados em intervalo de segundos de um ao outro dentro de uma partida. Quem não precisa de um sentimento pra viver? Drama, tristeza, paixão, alegria, o que seria da nossa vida sem isso para nos contagiar? E isso junta todos a condição de igualdade. Sim, família, conquistas pessoais, amadurecimento, tudo isso poderiam ser motivos para ativar esses sentimentos, mas muitas vezes, quem aguça todas essas sensações juntas, é o futebol.

Foto:Crédito

Poderíamos tirar várias conclusões sobre a pergunta feita acima, mas imagine um mundo onde todos pensam no mesmo propósito e que quando não acontece da forma que queria, a tristeza é compartilhada e que quando as coisas acontecem da forma esperada a alegria é tão contagiante que sentir sozinho não teria graça, pois compartilhar esses momentos é o que se quer. Imagine viver cercado de pessoas (milhares) que falem a mesma coisa e que mesmo de modos diferentes têm o mesmo ideal. Ou então, em um mundo que quem pensa diferente de você, pode continuar sendo seu melhor amigo (a), seu parceiro(a), pois suas escolhas são respeitadas independente das que sejam.

Bom, esse mundo existe, se quiser conhecer, vamos ali ver o que é uma partida de futebol.
                                                      Foto: paperbag603 (Flickr)

Comentários