O racismo é uma realidade, não adianta negar...


“Goleiro negão sempre falha”
Frase de Edilson, Pentacampeão mundial com a seleção brasileira, e ídolo do Corinthians.

“Era uma partida do Campeonato Brasileiro e por causa de uma suposta falha do goleiro Jairo, o presidente do clube emitiu uma opinião racista por ele ser negro. Nos colocamos fortemente contra o dirigente”
Sócrates, ídolo corintiano e sempre visto como um dos melhores jogadores brasileiros da história.

"É lamentável e inaceitável que ainda haja espaço para esse tipo de coisa hoje em dia. Isso só mostra que o ser humano ainda tem muito a evoluir e a crescer"

Arouca, Campeão brasileiro e da libertadores. Atualmente jogador do Atlético Mineiro.

"Muitas pessoas diziam que eu não ia chegar, por causa da minha cor, porque eu era pobre..."
Jaílson, goleiro do Palmeiras

Não é difícil imaginar que em um país onde a escravatura durou 300 anos, que essa cultura não ficasse enraizada de alguma forma em uma parcela da população. A discriminação á pessoas com a pele escura não se detém apenas ao sentimento de superioridade, mas também ao ato de desdenhar quem é negro ou diferente do padrão aceitável como "branco"




Como já dito neste blog, o futebol é um reflexo da sociedade, e não são difíceis encontrar os casos de racismo neste meio. A questão é que esse assunto não é discutido, não é abertamente explanado tanto para os mais jovens como aqueles que já vivem no mundo do esporte, e dessa forma, a impunidade é o que reina no futebol deste país, assim como anda a justiça lenta e "parcial" desde grande Brasil. 

Uma pesquisa feita em 2015 com 108 atletas das series A e B do campeonato brasileito, 75,9% disseram acreditar que exista racismo no futebol brasileiro. Os dados são coletados da ONG "Observatório da Discriminação Racial no Futebol".



Apesar de nomes do calibre de Pelé afirmarem que não existe racismo, em todos os lugares do mundo, as denúncias e flagras de atitudes racistas além de recorrentes estão aumentando a cada ano. E não é a toa, que com todas essas informações, feitos notáveis de atletas negros são tão louvados por suas torcidas ou imprensa, mas quando isso acontece, é dito que é uma exposição desnecessária e que isso tudo não passa de vitimismo e favorecimento a "classe".




O caminho para o fim de tudo isso é longo, mas a conscientização e a explosão de conteúdos e a divulgação do máximo de informações sobre o assunto além da orientação são o passo fundamental para a conscientização necessária e urgente para reparar esse erro. Até lá, não há como fechar os olhos e ver tudo isso como normal ou parte do jogo...

  

Comentários

  1. Nada mais estúpido que o racismo. É preciso ser muito limitado intelectualmente para encontrar diferenças possiveis pela cor da pele. É por demais superficial. Essa aberração existe e está diante da gente todos os dias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe Aqui sua opnião