Como lidar com a derrota...


Uma das lições mais importantes do esporte é aprender a viver com extremos entre o triunfo e derrota.

No futebol, a derrota, se mostra dolorosa depois de quase duas horas de expectativas depositadas em em basicamente onze caras (ou mulheres), e ver que o outro time foi superior - as vezes não - e conseguiu um resultado satisfatório, mas diferente daquele que você estava esperando.

                                                                   

A dor da derrota, pode dar uma sensação de impotência, ou frustração. Mas nos ensina das valiosas lições: O respeito.



Nem o melhor time do mundo vai ganhar todos os jogos, ou os campeonatos em que vai disputar. O que só tentar reforçar a ideia a errada que são inoperantes os gritos, as músicas, o tempo perdido lendo, assistindo e discutindo esse assunto. Mas, inexplicavelmente, é exatamente o contrário do que acontece. A derrota, aproxima mais o torcedor do seu clube, e aumenta cada vez mais a vontade de vencer, seja devido as conversas com torcedores rivais, o orgulho ferido por ter perdido uma partida, ou sensação de vencer que nunca experimentou que alimenta o desejo pela vitória.



É inegável, que uma derrota, transforma todo posterior da partida em algo triste e desiludido, só que desejo de dizer que já passou por tudo isso, em uma oportunidade que a vitória esteja sendo apreciada é o que deixará a vitória mais prazerosa e "saborosa" a quem dela sentir.

O futebol, em grande escala, é o grande termômetro de ensinamento no esporte mundial devido ser o mais praticado no mundo. Mas o esporte, não foge do que seria a sociedade ou a vida no que diz respeito ao seus sentimentos, escolhas e atitudes. A pequena diferença, é que essa "vida" no futebol, só dura apenas 90 minutos.




Comentários