Será a volta dos anos 90?

Palmeiras (93-94) bicampeão brasileiro, (98) campeão da copa do brasil e (99) campeão da Libertadores.


Grêmio (94) campeão copa do brasil,(95) Campeão da Libertadores, (96) campeão brasileiro.

Os mais exaltados dirão: “Ah, mas existiram outros campeões nessa década...” e vem daí o porquê desse texto.

Em sua maioria, os que dizem isso, são os próprios torcedores de Cruzeiro, Corinthians e Vasco.

Simples, os times mais marcantes dessa época, foram palmeiras e grêmio. Os esquadrões formados por Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras, e com Felipão no grêmio e também no Palmeiras, são adorados e reverenciados até hoje. Com Luxemburgo, o Palmeiras cheio de estrelas, com seleções brasileiras quase que literalmente em seu time titular. E com Felipão, times com garra, com sangue nos olhos que jogavam até a última gota de suor em campo para sair com a vitória. Não por exagero e saindo um pouco dessa nostalgia, o Palmeiras de 2012 com um ataque formado por Mazinho e Betinho foi campeão da copa do Brasil.


Bom, os anos 2000, foram duros com essas equipes. Rebaixamentos, seca de títulos, e times muito aquém do que merecem suas grandes histórias. Mas em 2016, o cenário mudou, e não por acaso essas duas equipes foram campeãs. O Palmeiras fez seu papel, com o investimento que teve, com as receitas milionárias obtidas com patrocínio estádio e etc., mas também com o apoio incondicional de sua torcida, que mesmo tendo os piores resultados em 10 anos de sua equipe, flertando inclusive com o terceiro rebaixamento não deixou o time de lado, e hoje financia uma receita inclusive maior que a qual o seu patrocinador oficial paga.

O grêmio, não teve a mesma sorte em questões financeiras, mas jogou com o que sabe de melhor ser: O Time copeiro. Não a toa, foi campeão com um técnico, que passou dois anos apenas vivendo de whisky, água de coco e futevôlei, mas não desaprendeu a malícia e a vivencia dos tempos de jogador de futebol.


Se em 2017, com início da Libertadores, e dos campeonatos nacionais, essas equipes estarão ainda entre os campeões como foram os anos 90, só o tempo irá dizer. Mas a expectativa das torcidas dos dois times nessa temporada, não são muito diferentes no que se refere a viverem no presente, o que outrora foi de costume. Comemorar Títulos.

Comentários